Sex, 30 de dezembro de 2022, 12:53

Discurso para a solenidade de assinatura do convênio Seduc-UFS para o 4º PQD

Quando a nossa equipe recebeu, ainda em 7 de outubro de 2021, a manifestação inicial do Secretário Josué Modesto dos Passos Subrinho sobre o interesse na implementação de um programa de segunda licenciatura a docentes efetivos da Rede Estadual, fomos tomados por grande satisfação. Afinal de contas, a proposta de uma quarta versão Programa de Qualificação Docente, a ser implementada pela UFS, demonstra o papel de destaque que a nossa instituição tem cumprido no desenvolvimento da Educação em nosso estado, sobretudo na formação de professores e professoras.

A oportunidade em reeditar o Programa de Qualificação Docente significa, para a UFS, contribuir mais uma vez com o mais amplo programa de formação continuada de professores do estado de Sergipe.

Mas é preciso dizer que não foi tarefa fácil. Ao avaliarmos a melhor maneira de atender ao que solicitava a SEDUC, sabíamos que no caso do PQD-4, assim como nas versões anteriores – em 1997, 1998 e 2002 –, o programa precisaria estruturar-se em um formato que atendesse a uma realidade em que professores/as estavam atuando em sala de aula e que já possuíam graduação em licenciatura plena.

Daí, a importância em usarmos não só a experiência que ganhamos com as 3 versões anteriores, mas de aproveitarmos tudo o que o nosso Centro de Educação a Distância construiu em mais de uma década de atuação. Também aproveitaremos tudo o que fomos forçados a aprender rapidamente com as experiências de ensino remoto e ensino híbrido durantes os momentos mais duros da pandemia de Covid-19. Tudo isso serviu de base para a estruturação do novo PQD, que reunirá a tradição e a inovação para que possamos oferecer cursos de qualidade.

É sempre bom lembrar que nas versões anteriores do programa, mais de 2.000 docentes foram diplomados/as, compondo assim uma invejável média da taxa de sucesso que girou em torno de 90%. Ou seja, a cada 100 estudantes, tivemos 90 graduados no tempo adequado.

O trabalho de construção da nova versão exigiu tempo e muita dedicação de servidores da UFS e da SEDUC, em mais um exemplo dessa parceria de sucesso. Foi preciso uma análise bem criteriosa para definir tanto os cursos, quanto os quantitativos de vagas a serem ofertados, assim como os municípios que funcionarão como polos.

Assim, é com imensa alegria que celebramos este convênio, que certamente oferecerá novas perspectivas a colegas docentes e, ao mesmo tempo, permitirá à rede estadual de Educação um planejamento ainda mais efetivo no valoroso trabalho de construir uma escola pública de qualidade.

Nesta oportunidade, gostaria de agradecer aos técnicos educacionais da SEDUC e da UFS, aos professores das equipes gestoras das duas instituições que foram envolvidos na construção do projeto, pelo empenho e seriedade em todo o trabalho desenvolvido.

Ao prof. Josué Modesto, que em poucos dias deixa o cargo de Secretário Estadual de Educação tendo realizado um trabalho merecedor de todos os elogios, desejo que siga firme em sua trajetória de sucesso como gestor. Lembre-se que a UFS é a sua casa e que hoje ela muito se orgulha de tão competente filho.

Por fim, em nome da Universidade Federal de Sergipe, desejo a todos e todas um ano novo de saúde, paz e fraternidade. Que em 2023 tenhamos dias melhores para a educação em nosso estado e em nosso país.

Muito obrigado.

Reitor Valter Joviniano Santana em discurso na solenidade de assinatura do convênio. (Foto: Eugênio Barreto/Seduc)
Atualizado em: Sex, 30 de dezembro de 2022, 13:06