Nessa sexta-feira, 13, o reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Valter Santana, recebeu em seu gabinete a visita de integrantes do Movimento Popular de Saúde (Mops): Mariel Souza, Zélia Andrade e a coordenadora estadual, Givalda Bento. O encontro também contou com a participação da coordenadora de Tecnologias Sociais e Ambientais da UFS, Tereza Sena.
O objetivo da reunião com o reitor foi iniciar as tratativas para o desenvolvimento de práticas integrativas no âmbito universitário em 2023. Práticas integrativas são provenientes da cultura popular e atuam como complemento ao tratamento da medicina tradicional, contribuindo para prevenção e promoção da saúde, estimulando o autocuidado e integrando o corpo e a mente.
O Mops é parceiro da UFS desde 1997 realizando ações como cursos de extensão em fitoterapia, comercializando produtos naturais na Feira de Agroecologia, dentre outras atividades. “O trabalho da gente é valorizar, trazer de volta o saber popular; o saber das rezadeiras, dos raizeiros, dos meseiros. Então estamos nesta parceria com a UFS, complementando o saber científiico”, explicou Mariel Souza.
“Neste encontro de hoje reafirmamos o compromisso da universidade com a disseminação e propagação do conhecimento popular. Estamos em busca de uma formação mais qualificada e sem dúvida nenhuma de uma atenção integral às pessoas né? A universidade estará sempre de portas abertas para projetos e parcerias com o Movimento Popular de Saúde”, comentou o reitor.
Ascom
comunica@academico.ufs.br