Na tarde da última quinta-feira, 03, a Universidade Federal de Sergipe (UFS) recebeu a visita do procurador do Estado, Carlos Pinna de Assis Júnior. Em seu gabinete, o reitor Valter Santana selou formalmente a parceria da universidade com a Procuradoria Geral do Estado (PGE), que estabelece a participação de cursos e departamentos no desenvolvimento de projetos de cunho das áreas da inovação e tecnologia.
A PGE apresentará aos professores representantes de cada centro problemas que precisam de resoluções e, dentro das possibilidades dos cursos, esses problemas serão devolvidos em forma de projetos que podem ser executados pela Procuradoria Geral do Estado em benefício da sociedade sergipana. “É um convênio muito especial e necessário, uma vez que o formato dele permite que toda comunidade esteja engajada em colocar em prática todo conhecimento produzido dentro das salas de aula e laboratórios, em favor do desenvolvimento do nosso estado”, afirma o reitor.
A parceria prevê que os estudantes, orientados por docentes, realizem atividades de seleção de problemas, definição de técnicas aplicadas e métodos pedagógicos. O professor, Ricardo Salgueiro, vinculado ao Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET), conta suas expectativas.
“Hoje estamos oficializando uma parceria que já vinha acontecendo. Já desenvolvemos um produto tecnológico no ano passado para a PGE e agora estamos tendo a oportunidade, de maneira mais fundamentada, de produzir instrumentos tecnológicos que gerem desenvolvimento ao estado”, sinaliza o docente.
O procurador-geral do Estado, Carlos Pinna de Assis Júnior, ressaltou a importância social de usufruir do conhecimento técnico produzido na UFS. “É uma troca de experiências envolvendo duas grandes instituições, sobretudo, a Universidade Federal de Sergipe, que é referência no estado, e a PGE, que defende os interesses do cidadão sergipano, e assim, vamos aprimorar os serviços para entregar o melhor para a população”, ressalta Carlos Pinna.
Pinna também explicou que esse é o momento de os professores designados apresentarem os planos de trabalho juntamente ao Núcleo de Inovação e Modernização (NIMO) da PGE e, em conjunto, irão executar esses projetos na perspectiva da atualização constante e integrada, de modo a aprimorar os serviços tecnológicos dentro do setor público.
Janaína Cavalcante - Bolsista
Letícia Nery - Ascom UFS
comunica@academico.ufs.br