Sex, 29 de dezembro de 2023, 11:30

Bibliotecas de São Cristóvão recebem doação de mais de 500 livros da UFS
Os títulos doados abrangem diversas temáticas
(Foto: Dani Santos)

Na manhã desta sexta-feira (22), as bibliotecas de São Cristóvão foram contempladas com a doação de mais de 500 livros por parte da Editora da Universidade Federal de Sergipe (UFS). A iniciativa, que reforça a parceria entre a instituição de ensino superior e a Prefeitura de São Cristóvão, visa não apenas enriquecer os acervos locais com as obras, mas também estender o conhecimento produzido na universidade à comunidade sancristovense.

Os livros doados abrangem diversas temáticas, refletindo a diversidade de áreas de estudo e pesquisa presentes na UFS. As obras ficarão disponíveis na Biblioteca Pública Senador Lourival Baptista, no Centro Histórico, e na Biblioteca Prof. Luiz Alberto, no bairro Rosa Elze.

A diretora de Cultura e Arte da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Fumctur), Elma Santos, agradeceu a iniciativa da UFS e reforçou a importância que as obras terão para os munícipes. “Hoje nós recebemos uma significativa e representativa doação da Universidade Federal de Sergipe de mais de 500 obras da Editora da UFS. Esse é um presente que recebemos em pleno Natal aqui para as nossas bibliotecas. Essas obras serão muito importantes para os estudantes, para os pesquisadores, para todo mundo que acessa as bibliotecas, porque estes livros irão contribuir para o conhecimento do povo sancristovense”, declarou Elma.

Diretora de Cultura e Arte da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Fumctur), Elma Santos (Foto: Dani Santos)

Acompanhado da pró-reitora de extensão, Sueli Pereira, o vice-reitor da UFS, Rosalvo Ferreira, endossou a fala da representante da Fumctur, destacando que a entrega dos livros é também uma forma de agradecimento à população do município pelo acolhimento para com a instituição de ensino. “O objetivo principal dessa doação é fincar os espaços da universidade dentro do território do município de São Cristóvão. Somos uma universidade nascida praticamente no município, portanto, é uma retribuição da UFS ao município e um agradecimento à população de São Cristóvão por nos receber tão bem”.

(Foto: Dani Santos)

O vice-reitor também reforçou a relação de aproximação entre a Prefeitura e a UFS desde que o prefeito Marcos Santana assumiu a gestão municipal. “São Cristóvão é uma referência de todos os projetos de extensão que a Universidade tem. Além disso, o fato da Universidade ter sua sede no território do município, também torna essa relação mais efetiva na medida em que a Prefeitura, as secretarias, os órgãos municipais se estabelecem como canais de comunicação permanente. Isso tem sido um fato marcante na gestão do prefeito Marco Santana, e eu tenho dito isso em todas as oportunidades, porque a universidade não é apenas um espaço de conhecimento, de transferência, de saber, mas sobretudo de transformação da realidade. O município de São Cristóvão é hoje um outro município em razão dessa visão mais abrangente da gestão municipal e da participação efetiva da universidade”, declarou o vice-reitor da UFS.

Vice-reitor da UFS, Rosalvo Ferreira (Fotos: Dani Santos)

Acesso aos livros

Para solicitar o empréstimo de uma das obras doadas pela UFS ou daquelas que já estão no acervo das bibliotecas, é necessário residir no município. Basta criar uma ficha com nome, endereço (com a apresentação de comprovante de residência) e telefone. Mas para quem quiser conhecer as bibliotecas e ler alguma das obras dentro do espaço, não precisa ser cidadão de São Cristóvão.

As bibliotecas de São Cristóvão funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Com informações da Prefeitura de São Cristóvão

Atualizado em: Sex, 29 de dezembro de 2023, 11:48