Seg, 22 de janeiro de 2024, 14:14

Reitor prestigia professores e alunos da UFS na abertura do Projeto Rondon
Operação Mangabeiras atuará em 12 municípios sergipanos e contará com dois professores e oito alunos da UFS
Rondonistas da UFS fazem parte da Operação Mangabeiras do Projeto Rondon (foto: Brunna Martins/Ascom UFS)

Na manhã da última sexta-feira, 19, o reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Valter Santana, esteve presente na solenidade de abertura da Operação Mangabeiras, ação do Projeto Rondon que atuará em 12 municípios de Sergipe. O evento aconteceu na Universidade Tiradentes (Unit), e contou com autoridades estaduais e 252 rondonistas, professores e alunos de instituições de Ensino Superior de todo o país.

O Projeto Rondon realiza ações sociais e soluções sustentáveis para o fomento do desenvolvimento da cidadania, da inclusão social e da redução de desigualdades. Professor Valter enfatizou a relevante troca de experiências que acontece entre os moradores das cidades contempladas com a operação e os alunos e professores das instituições.

“Esse é um projeto muito importante para a formação dos nossos alunos, que com certeza se tornarão pessoas muito melhores porque poderão vivenciar realidades desconhecidas, ao ponto que os moradores das 12 cidades sergipanas também terão um avanço, uma transformação, pois toda vez que uma ação educacional é incluída, um futuro melhor é alicerçado.”

Os professores Afrânio de Andrade Bastos e Randeantony da Conceição do Nascimento, do Departamento de Educação Física (DEF/UFS), lideram um grupo de oito alunos da UFS que participam da Operação Mangabeiras.

“A imersão de 15 dias em uma região ou município carente de informações é uma oportunidade valiosa para os alunos compartilharem conhecimento e aprenderem com as comunidades locais. A troca de saberes entre os universitários e as pessoas da comunidade é muito interessante e enriquecedora para ambos os lados”, explicou o professor Afrânio.

Brunna Martins - Ascom/UFS

Atualizado em: Seg, 22 de janeiro de 2024, 14:24