A Universidade Federal de Sergipe (UFS) recebeu, nesta segunda-feira, 31, a visita do prefeito de Itaporanga D'Ajuda, Ivan Sobral, para uma reunião com o reitor pro tempore André Maurício e sua equipe de pró-reitores e superintendentes. Este encontro marca a primeira visita de um gestor municipal à universidade na gestão 2025-2029, sinalizando o fortalecimento das relações entre a UFS e os municípios sergipanos.
Durante a reunião, foram discutidas possibilidades de parcerias institucionais entre a universidade e o município, visando ampliar as ações acadêmicas e extensionistas da UFS em benefício da população. O reitor André Maurício destacou a relevância desse contato e reafirmou o compromisso da universidade com a inserção de seus estudantes, professores e técnicos em projetos voltados para o desenvolvimento das comunidades locais.
“Eu sempre venho falando da importância da universidade atuar dentro das comunidades, nos espaços em que possamos levar nossos estudantes, professores e técnicos, para que ampliemos nossas ações e possibilidades. Fiquei muito feliz com essa primeira visita do prefeito Ivan Sobral e espero que possamos receber mais gestores e atuar em todos os espaços do estado de Sergipe”, afirmou o reitor.
O prefeito de Itaporanga D’Ajuda ressaltou a satisfação em ser o primeiro gestor municipal a ser recebido na nova gestão da UFS e destacou a importância desta parceria. “Nos sentimos muito honrados em ser o primeiro município a ser recebido pelo professor André. Viemos buscar parcerias que possam contribuir de forma mútua, tanto para a Universidade Federal de Sergipe quanto para a população de Itaporanga D’Ajuda. Tenho certeza de que essa cooperação será muito produtiva e que conseguiremos benefícios importantes para o nosso município”, declarou Ivan Sobral.
A pró-reitora de Extensão e Cultura (Proex/UFS), Josefa de Lisboa Santos, também enfatizou a importância do encontro e da aproximação entre a universidade e os municípios. Para ela, a busca por projetos de acolhimento e melhoria da qualidade de vida da população idosa é um exemplo do impacto positivo que a extensão universitária pode gerar na sociedade.
“É muito bom que o prefeito de Itaporanga esteja nos procurando. Significa que ele enxerga a universidade como uma parceira estratégica. Um dos projetos discutidos envolve o acolhimento da população idosa, considerando a necessidade de garantir longevidade com qualidade de vida. Se a universidade pode oferecer essa possibilidade, é fundamental que façamos essa conexão. Quando um prefeito vem buscar essa parceria, significa que ele também quer colaborar. Esperamos que outros municípios sigam esse exemplo, pois estamos abertos para discutir e oferecer o melhor da nossa comunidade acadêmica para a sociedade”, afirmou a pró-reitora.
Ascom UFS