Qua, 16 de julho de 2025, 16:50

CAAF Itinerante promove escuta com a comunidade acadêmica para fortalecer políticas de inclusão na UFS
Ação reforça compromisso da universidade com a participação democrática e o aperfeiçoamento das ações afirmativas
Primeiro encontro da CAAF Itinerante aconteceu na Sala de Reuniões da Proex, com o Neabi (Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)
Primeiro encontro da CAAF Itinerante aconteceu na Sala de Reuniões da Proex, com o Neabi (Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) deu início a uma nova fase de escuta ativa e construção coletiva das políticas de inclusão e equidade. Através da Coordenação de Ações Afirmativas Itinerante, ou CAAF Itinerante, a instituição promove encontros com diferentes segmentos da comunidade universitária para ouvir demandas, sugestões e críticas sobre as ações afirmativas em vigor.

A iniciativa, conduzida pela professora Tereza Cristina Martins, coordenadora de Ações Afirmativas da UFS, visa estreitar os laços entre a gestão e os públicos envolvidos nas políticas de promoção da diversidade, garantia de direitos e de combate ao racismo.

"A CAAF Itinerante nasce como um instrumento de diálogo com a comunidade universitária, respeitando o princípio da participação ativa na construção de políticas públicas", destacou Tereza. "Queremos ouvir estudantes, professores e técnicos para que as decisões sejam feitas com e para quem será impactado".


Tereza Cristina Martins é coordenadora de Ações Afirmativas da UFS (Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)
Tereza Cristina Martins é coordenadora de Ações Afirmativas da UFS (Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)

O primeiro momento de escuta aconteceu nesta quarta-feira, 16, na Sala de Reuniões da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex/UFS), com a participação do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi/UFS). Ainda nesta noite, a equipe da CAAF se reúne com o Fórum de Organizações Negras, e, no dia 18, o diálogo será com o Coletivo de estudantes indígenas e quilombolas.

De acordo com Tereza Martins, a agenda da CAAF Itinerante está sendo construída de forma contínua, com o objetivo de consolidar uma política de ações afirmativas baseada na realidade vivida pela comunidade acadêmica. “É ouvindo as experiências e as necessidades de cada grupo que vamos conseguir avançar”, completou.

Para o professor Fernando Aguiar, representante do Neabi/UFS, a iniciativa representa um marco na história institucional da universidade. “Estamos vendo, pela primeira vez, uma construção coletiva de verdade, com diálogo constante entre gestão, especialistas e grupos envolvidos”, afirmou. “Esse processo é essencial para pensar ações que tornem a UFS mais diversa, responsável e livre de preconceitos”.


Professor Fernando Aguiar é representante do Neabi/UFS (Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)
Professor Fernando Aguiar é representante do Neabi/UFS (Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)

A CAAF Itinerante segue ao longo do semestre com outras escutas e encontros. A proposta é tornar permanente esse espaço de participação democrática na construção e no aprimoramento das políticas afirmativas da UFS.

Ascom UFS


Atualizado em: Qua, 16 de julho de 2025, 17:17
Notícias UFS