Cuidar também é educar e esse é mais um passo histórico para a Universidade Federal de Sergipe (UFS). No dia 15 de outubro, por meio da Portaria nº 1732/2025, foram divulgados os nomes dos responsáveis pela elaboração do projeto de implantação da creche/pré-escola universitária no Campus de São Cristóvão. A iniciativa, que prevê a implantação de uma creche na universidade, representa um passo importante para a consolidação de políticas de permanência estudantil, inclusão e equidade de gênero, buscando oferecer apoio a estudantes, docentes e técnicos com filhos em idade pré-escolar.
De acordo com a professora Silvana Bretas, vice-reitora e coordenadora do GT, a criação da creche é “a concretização de um antigo sonho da comunidade universitária”. A portaria foi assinada pelo reitor André Maurício, e o grupo já iniciou as primeiras ações para viabilizar o projeto, entre elas, a organização de um seminário que discutirá os termos do convênio entre a UFS e a Prefeitura de São Cristóvão.
O GT reúne representantes de diversos departamentos, pró-reitorias e coletivos, com destaque para áreas como Educação, Psicologia e Serviço Social, essenciais à elaboração do projeto pedagógico da creche. Além disso, está em elaboração um questionário diagnóstico para identificar a demanda de vagas entre estudantes, servidores e trabalhadores terceirizados. Segundo Silvana, a proposta inicial prevê que 50% das vagas sejam destinadas à comunidade acadêmica e 50% a famílias do bairro Rosa Elze, fortalecendo o vínculo da universidade com o território onde está inserida. “É o primeiro passo de um projeto grande, mas o momento é muito oportuno. É fruto de um desejo coletivo e de muitas mãos envolvidas”, destacou Silvana.
O GT será responsável por propor o projeto pedagógico, definir parcerias institucionais e estruturar uma rede de apoio à infância dentro da UFS. Durante o processo, estão previstas a realização de fóruns temáticos com a participação de cursos como Nutrição, Enfermagem, Medicina e Biblioteconomia, que deverão contribuir com o desenho das ações de cuidado, alimentação e atividades educativas.
A vice-reitora também destacou o papel da professora Yara Campelo, lembrada como uma das pessoas que ajudaram a manter vivo o projeto ao longo dos anos: “Embora ela não tenha visto esse momento se concretizar, foi fundamental nas articulações e na defesa desse sonho".
Visando o compromisso e o cuidado com a permanência dos nossos alunos, a proposta da creche universitária reforça o compromisso da UFS com a promoção do cuidado como política institucional e com a criação de condições reais de permanência para quem estuda e trabalha na universidade. Mais do que uma estrutura física, a iniciativa simboliza um avanço na forma como a instituição entende a vida acadêmica de forma integral, reconhecendo que o direito à educação também passa pelo direito de cuidar e ser cuidado.
Integrantes do grupo:
Coordenação do GT:
Silvana Aparecida Bretas (Vice-Reitora/UFS)
Titulares — membros da comunidade universitária:
Marília Menezes N. S. Carvalho (CODAP)
Maria Edil de Amorim Mateus (PROGAD)
Taís Kali Rodrigues (CECH)
Carolina Marques Chaves Galvão (Arquitetura e Urbanismo/DAU)
Maria Cecília Tavares Leite (Serviço Social/DSS)
Marcelo de Almeida Ferreira (Psicologia/DPS)
Fernanda Vitória dos Santos Teles (Teles)
Mélanie Michelle F. J. Létocart (Coletivo MUM)
Elis Regina Nunes Mota Araújo (FEISE)
Manuella Aragão Pires (SINTUFS)
Michele Morgane de Melo Mattos (PROGRAD)
Suplentes — membros da comunidade universitária:
Maria Roseneide dos S. Bernardo (GVR)
Helma de Melo Cardoso (CODAP)
Marcos F. R. Balieiro (CECH)
Fábio dos Santos (PROGRAD)
César Henriques Matos e Silva (DAU)
Roselusia Teresa de Morais Oliveira (DED)
Flávia Augustas Santos de Melo Lopes (DSS)
Marcos Ribeiro de Melo (Psicologia/DPS)
Shefany Naiely Araújo Santos (DCE)
Maycira Teles Leão e Silva (MUM)
Maria José Guimarães Vieira (Feise)
Elayne Cristina Menezes Silva (Sintufs)
Ascom UFS

