A Universidade Federal de Sergipe (UFS) instituiu, na manhã desta segunda-feira, 1º, a Pró-Reitoria de Equidade Racial e Ações Afirmativas. A proposta foi analisada e aprovada pelo Conselho Universitário (Consu) e representa um marco no fortalecimento das políticas institucionais voltadas à promoção da igualdade racial.
A nova pró-reitoria nasce com a missão de consolidar iniciativas de valorização da população negra, de enfrentamento ao racismo e a LGBTfobia e de ampliação das ações afirmativas dentro da UFS. O órgão também deverá contar com a indicação de uma pessoa cuja trajetória represente a luta pela equidade racial em Sergipe e, especialmente, na universidade. A escolha terá papel central na condução e no desenho das políticas que orientarão essa agenda estratégica.
Para o reitor da UFS, professor André Maurício, a iniciativa reafirma o compromisso da instituição com uma universidade mais diversa e representativa.


“A Universidade sempre tem que estar antenada com os movimentos, com a perspectiva de se dar uma condição melhor para as pessoas, para que a gente possa ter uma universidade realmente com a cara da população sergipana. E nada mais importante do que criar uma Pró-reitoria de Equidade Racial e Ações Afirmativas, no sentido de que a gente vai estar fazendo algo que vai dar um olhar prioritário para o conjunto da população que tem a necessidade realmente de ter esse olhar, para que a gente possa ter uma universidade que espelhe a população sergipana”, destacou.
Ascom UFS

