A Universidade Federal de Sergipe (UFS) recebeu, na tarde da última quinta-feira, 4, a diretoria do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea/SE) para uma reunião institucional no Gabinete do Reitor. O encontro reforçou a articulação entre a Universidade e o Conselho, especialmente na atualização de registros técnicos, na definição dos representantes da UFS no plenário do Crea e na participação da UFS no programa Crea Mulher, iniciativa que desenvolve ações voltadas à equidade e à valorização da atuação feminina nas engenharias.
O reitor da UFS, André Maurício Conceição, destacou a importância da aproximação entre a formação acadêmica e o exercício profissional das engenharias e da agronomia.
“É uma visita muito importante porque estreita a relação entre uma instituição de ensino, pesquisa e extensão e o setor profissional. Temos professores altamente qualificados, e a participação deles em um conselho tão relevante como o Crea é fundamental para ampliar a presença da UFS nos espaços de deliberação das áreas de engenharia e agronomia”, afirmou.
A reitoria já iniciou o processo interno de consulta aos Centros de Ciências Exatas e da Terra (CCET/UFS) e de Ciências Agrárias Aplicadas (CCAA/UFS) para indicação dos docentes que irão ocupar as vagas de titular e suplente no plenário do Conselho. A expectativa é de que os nomes sejam encaminhados ao Crea/SE até 20 de dezembro, data da posse.
O presidente do Crea/SE, engenheiro Dilson Luiz Silva, destacou que a presença da Universidade no Conselho é estratégica para o desenvolvimento profissional no estado e lembrou que o registro também beneficia os professores.
“A participação da UFS é fundamental para fortalecer as áreas da engenharia e da agronomia em Sergipe. Também buscamos incentivar que professores mantenham seus registros atualizados, sobretudo por seu papel técnico e pelo apoio às empresas juniores. É importante lembrar que o professor em regime de dedicação exclusiva não paga anuidade ao Crea”, ressaltou.
Ascom UFS

