Com o objetivo de debater futuras parcerias e de integrar cada vez mais as pesquisas universitárias às demandas sociais, o reitor da Universidade Federal de Sergipe, Angelo Roberto Antoniolli, recebeu na manhã desta quinta-feira, 19, o superintendente do Banco do Nordeste em Sergipe, Saumíneo Nascimento, e docentes das áreas de ciências e tecnologia.
Para o reitor da UFS, os trabalhos desenvolvidos pelo corpo docente da instituição devem, necessariamente, atender ao bem comum social, sendo de grande importância firmar parcerias com empresas que tenham o mesmo objetivo da construção coletiva. “Pesquisa, ensino e extensão formam a tríade da universidade e devem atender a projeções além dos campi. O foco de uma universidade, em todos os âmbitos, é o social e quanto mais compreendermos essa demanda e estreitarmos laços com empresas que também tenham tal objetivo, mais próximos estaremos do nosso propósito. E o Banco do Nordeste é uma dessas empresas”, salientou Angelo Roberto Antoniolli.
Confira a galeria da reunião aqui.
Na reunião, o superintendente estadual do BNB ratificou tais objetivos e ressaltou a importância de, em conjunto com a universidade, ser estabelecido um cronograma de prioridades para a oferta de recursos de ciência e de tecnologia. “Queremos uma parceria entre o BNB e a UFS não apenas para um acompanhamento, mas para a inserção dos projetos que são apresentados ao BNB. A Universidade Federal de Sergipe conta com uma formação e um corpo docente extremamente qualificados, sem contar os muito egressos que desenvolvem trabalhos importantíssimos em outros estados. Precisamos alavancar essas pesquisas e esses conhecimentos, colocá-los a favor da sociedade e estou à disposição no que for necessário”, ressaltou Saumíneo Nascimento.
Os professores e diretores de centros presentes na reunião também propuseram novos encontros a fim de elaborarem um plano de metas e de suporte para que novos projetos viabilizem as demandas da universidade e da sociedade de forma geral.
Jéssica Vieira
Ascom/UFS
comunica@ufs.br